Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Comprar ou adotar um pet?

Minha opinião é que não há uma resposta definitiva, geral para  esta pergunta, por que acredito que seja pessoal, depente da situação de cada um, de sua personalidade, objetivos. Apenas tenho 100% certeza de que a decisão da pessoa deve ser respeitada.
Para decidir o ideal é avaliar as duas opções, colocar na balança os prós e contras e pesquisar abrigos e criadores, se tiver tempo, também fazer visitas, afinal, você está adquirindo um amigo, uma vida, não deve ser uma escolha online como um casaco.
Afinal você pode em uma das visitas se apaixonar por um vira-lata ou resolver que quer um pomposo gato de raça :-)
Separei algumas vantagens para vocês compararem.
Animais de Abrigos:
Você está ajudando um animal abandonado é o primeiro pensamento que chega à nossa cabeça. Estar fazendo uma boa ação.
Abrigos não têm apenas animais vira-latas, mal tratados, animais de raça também são abandonados, ou misturas de raças interessantes. Existem animais especiais, que passaram por dificuldades e tem a saúde a qual requer atenção, mas são casos específicos.
Muitos deles são filhotes que nasceram na rua, foram resgatados ainda muito jovens e precisam de um lar. Somente na cidade de São Paulo, 24 mil animais chegam, por ano, em abrigos. Desses, somente 1.500 são adotados e 19 mil animais são sacrificados, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses. 
Será que nenhum agradaria você?
Você não paga nada pelo animal, vai gastar somente com a comida e as necessidades do dia a dia. Alguns locais de adoção pedem uma contribuição, qualquer valor que você possa doar, para ajudá-los a sobreviver.
Há abrigos permitem que interajam com o pet, isso é, você pode brincar e interagir com o animal antes de levá-lo para casa.
Isso porque os cuidadores querem que você tenha a certeza de que está levando o companheiro ideal para casa e que não abandonará o animal. Ninguém gosta de animais devolvidos, nem o novo dono, o abrigo e muito menos o pequenino...
Nesse momento, vale considerar os animais adultos também, pois você adotará um pet que já não é tão bagunceiro como um filhote, requer cuidados menores, podem já ser adestrados para diversas coisas, eliminando o trabalho de ter que ensinar tudo para eles. Vale a pena fazer a experiência e considerar as diversas idades antes de escolher o seu pet. 
Comprar um animal de raça:
Garantia da raça, claro. Por meio de um criador, há a garantia de levar para casa a raça que você procura.
Um criador especializado poderá orientá-lo na sua decisão, informando, em detalhes, as características e o comportamento do pet e avaliando se determinada raça é ideal para você. Além disso, haverá a garantia de estar levando um animal com a raça desejada.
Você deve pesquisar para não ser enganados por criadores que misturam raças e vendem como puros.
A Variedade de raças: você possui diversas opções de raças para escolher aquela que mais encaixa na sua preferência.
A idade também é um fator que pesa na adoção, pois a maioria dos animais que vivem em abrigos está na idade adulta, sendo poucos os filhotes. Quem quer um filhotinho pode ter que procurar bastante até encontrar um abrigo que ainda tenha.
Garantia de saúde do animal: quando você vai até um criador de qualidade para comprar um animal, sabe que estará adquirindo um saudável e de raça pura. Assim, já conseguirá prever os gatos necessários de cada raça, podendo planejar quais estarão de acordo com seu orçamento. Por exemplo, algumas raças precisarão de banhos semanais, outras, quinzenais. Algumas são mais propensas a algumas doenças e outras a menos. Outras, ainda, devem realizar exercícios regularmente, enquanto outras não precisam desse cuidado.
Fonte: Bolsa de Mulher
Links de Abrigos de Cães
Links de Abrigos de Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário