Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A tão falada Doença Periodontal

Hoje vamos aprofundar um pouco no assunto do último post, saúde bucal Pet. A doença peridontal:

Periodontia é o ramo da Odontologia Veterinária é a ciência que estuda as enfermidades das estruturas que suportam e dão funcionalidade e proteção aos elementos dentários. A doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e pela destruição das estruturas de suporte e sustentação dental (periodontites), iniciando-se sempre com a violação da integridade do suco gengival, desencadeada pela formação da placa bacteriana, presente no interior da boca dos animais. A placa bacteriana é resultado da organização de bactérias presente na cavidade oral, devido á falta de higienização, em uma boca saudável, se forma num período de 24 a 48 horas. 

Além disso, essas bactérias presente na gengiva liberam outros produtos que irão para a corrente sanguínea, e pelo fenômeno conhecido como bacteremia, agredirá o organismo do paciente, podendo se alojar-se em órgão vitais como: rins, fígado, articulações. Meninges, pulmões e coração. Embora não haja cura para a doença periodontal, ela pode ser devidamente controlada. Isto porque, a boca dos animais, assim como as nossas, não são estéreis, pois há sempre bactérias que fazem parte da flora normal da cavidade oral e que não necessariamente trazem prejuízos á saúde. 
  •  Considerada uma 'doença silenciosa'.
  • É a doença mais comum em cães e gatos, atingindo 85% dos pets acima de 5 anos;
  • Mau-hálito e tártaro, e nos casos avançados, perda dos dentes. 
  • Bactérias da cavidade oral migram para coração, fígado e rins.
  • Responsável por diminuir a expectativa de vida dos nossos Pets.
E se a doença periodontal já estiver instalada?

Caso o animal já esteja com o tártaro formado e a doença periodontal instalada, outra forma de promover a limpeza dos dentes é com a remoção de tártaro numa clínica veterinária. Como o animal dificilmente ficaria totalmente quieto à manipulação mais aprofundada dos dentes, é necessária a anestesia geral, já que ele não entende o que estariam fazendo com ele. Geralmente utiliza-se um aparelho de ultrassom que vai remover as placas, assim como é feito nos humanos.

Depois da remoção desse tártaro, a escovação diária permitiria que o animal demorasse muito mais para precisar de uma nova limpeza com anestesia.

A doença periodontal tem cura?

A doença periodontal não tem cura, mas tem controle. É a evolução de um problema que pode ser controlado por meio de escovações diárias e remoção das placas acumuladas no periodonto. Não adianta nada escovar os dentes uma vez por semana, pois é como acontece no nosso dente: se escovar apenas uma vez por semana, nosso dente vai ficar tão amarelo e cheio de placa como se não tivesse escovado, não é? Então, com cão é a mesma coisa! Portanto, escovar todos os dias após as refeições! Claro que a vida cheia de compromissos dos humanos torna difícil esse manejo até para as pessoas com a maior boa vontade, mas o ideal é que as escovações sejam feitas pelo menos dia sim, dia não.

A) Dente com Placa / b) Dente com Tártato              A) Início de Retração na Gengiva / B) Retração Avançada














Irritação na mucosa causada pelo contato com o Tártaro


 Fontes: idmespet, portaleducacao, dentistavet (informações e imagens)

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário