Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Bem-estar de cães e gatos nas festas de fim de ano

Este é um daqueles post grandes... =)
Quando chega esta época do ano estamos muito ocupados buscando os alimentos que serão usados na ceia de Natal, comprando presentes para os nossos amigos secretos e familiares e comparecendo à confraternizações. Essa correria de final de ano muitas vezes nos faz esquecer que nossos animais de estimação possuem medo dos fogos de artifício, alguns deles ficam realmente em pânico.

Entre os perigos dos fogos podemos citar: fugas,ferimentos graves, ataques, traumas, mutilações, convulsões, quedas de andares altos, ataques cardíacos e morte. Sim, não é drama mexicano não!


O desespero que os bichinhos sentem é tanto, mas tanto, que cometem atos que nunca imaginaríamos possíveis: conseguem saltar muros que antes eram inalcançáveis, arrebentam portões, tentam (e muitas vezes conseguem) atravessar portas de vidro, batem com a cabeça contra grades ou paredes, atiram-se pela janela, enforcam-se na própria coleira/corrente tentando rompê-la, tornam-se agressivos com outros animais e até com o próprio dono.E quando realmente conseguem fugir, perdem-se e ainda correm o risco de atropelamento, podendo além de tudo causar acidentes graves.

Por isso, é importante estar preparado para enfrentar o período de queima de fogos. 
==================================================

Há mais de uma forma de se fazer isso:

Habituar o pet: esse na minha opinião é o mais trabalhoso, mas sem dúvidas é o melhor de todos. Coloque sons de fogos de artifício para que o pet se habitue. O ideal seria colocar para tocar baixinho e aumentar gradativamente esses sons (você pode pegar no youtube) durante momentos prazerosos dos animais, como a hora da comida. Assim, eles não irão associar os fogos com algo negativo. No dia de Natal, também é recomendado colocar os sons para tocar desde cedo para acostumar os animais.

Medicamento: sem manha... CONSULTE um veterinário para ele prescrever o medicamento certo e a dosagem certa, teste o medicamento antes para conhecer a reação, você não quer que o medicamento/dosagem não faça efeito e nem que o pet tenha uma overdose porque você não foi ao veterinário não é?

Florais: A BioFlorais  possui uma linha de florais de uso veterinário, é um composto natural e não há contra-indicações por não se tratar de um medicamento.

==================================================
Evite alimentar os animais logo antes do evento que irá causar todo o barulho, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção do estômago, por exemplo), mas deixe água e ração disponível caso o animal queira se alimentar depois de passado o susto;
==================================================
Casa cheia: Se o animal não estiver acostumado com outras pessoas que podem visitar a casa, o melhor é que ele seja colocado em algum local mais tranquilo, aonde vai se sentir bem. Deixe o bichano em um quarto ou quintal, visite-o as vezes para que ele saiba que você ainda está lá. Não permita que crianças batam ou chutem a porta de onde está o animalzinho. 

Caso não queira trancar o animal e pretende deixá-lo com as visitas, verifique se as crianças não estão estressando o pet, puxando rabo ou pelos. Parece exagero, mas crianças pequenas que não tem animais de estimação, não possuem conhecimento da força e das brincadeiras adequadas. Importante: instrua os convidados e vigie para que não alimentem os pets com alimentos humanos. 

ESPERA... E O "TRUQUE DO PANO??"

Para José Roberto Souza Ribeiro, médico veterinário e diretor técnico da Health for Pet, a dica realmente faz o cachorro ficar parado na hora do susto. Mas ficar imóvel não significa estar tranquilo.
"— Não acho que vá acalmar o animal. Para mim, isso é lenda. O pano simplesmente está evitando que ele fique pulando."
Se quiser conhecer mais detalhes sobre o "truque do pano" clique AQUI


Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário