Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como Treinar um Gato para Andar na Coleira


O site WikiHow tem uma publicação detalhada e interessante sobre gatos em coleiras. Não é muito convencional que gatos usem coleiras mas é possível.

Essas dicas vieram de lá.

O que você acha? Está disposto a tentar? Andaria com seu miau por aí?




Arreio:

Tire as medidas do seu gato. Para sair com você, o animal precisará de um arreio bem ajustado -- nunca use uma coleira com guia.Se estiver andando com o gato na coleira e ele disparar -- coisa que eles fazem muito -- o acessório pode prejudicar a traqueia, a caixa vocal e a habilidade de engolir. O arreio distribuirá a força da restrição entre o ombro, o peito e a barriga do animal, tornando menos provável que ele se machuque.
  • Para obter as medidas do arreio, meça ao redor do peito do gato, logo atrás das patas dianteiras, e anote. Leve a medida com você na hora da compra.
A maioria dos arreios para gato é feita com tiras ajustáveis para filhotes ou adultos e ou de nylon ou de neoprene. Alguns vêm com tamanhos menores baseados nas medidas específicas do animal.
  • O arreio deverá ser do tamanho certo para o seu gato e não pode nem apertá-lo nem ficar solto do corpo dele. Se o item estiver bem ajustado, você deverá ser capaz de encaixar dois dedos embaixo dele depois de colocá-lo no gato.
  • Nunca use um arreio como restrição para passeios de carro -- esses acessórios não foram feitos para proteger os animais caso um acidente ocorra.
Os gatos precisam de guias diferentes dos cães, por isso selecione uma com cuidado.
  • Alguns fabricantes fazem guias mais suaves especificamente para os felinos, já que eles costumam ser mais leves e menos vigorosos do que os cachorros.
  • As elásticas são ideais, porque cedem o suficiente para que o animal possa andar por aí um pouco.
  • Evite usar as retráteis (muito vendidas para cães), pois elas não servem bem e podem machucar o gato.
Coloque o gato no arreio por períodos curtos de tempo. Antes que possa levar o animal para fora, precisa fazer com que ele se acostume a usar o acessório.
  • Comece colocando o gato no arreio por curtos períodos de tempo todo dia, durante vários dias. No começo, deixe o item por apenas alguns minutos, depois vá aumentando a quantidade de tempo.
  • Dê ao animal guloseimas e bastante elogio enquanto coloca o arreio e enquanto ele anda por aí usando o item.
  • Seu gato precisará se sentir confortável andando pela casa de arreio até o ponto em que ele não preste nenhuma atenção no acessório.
Pratique andar com o arreio e a guia. Assim que o gato se sentir confortável com a guia atrás dele, pegue-a e novamente estimule-o a andar por aí -- dessa vez com você segurando.
  • Ofereça a seu gato as guloseimas favoritas dele e elogie-o bastante quando ele começar a andar. Tente não puxá-lo ou arrastá-lo -- deixe que ele se mova de acordo com a vontade dele.

Você está duvidando que gatos vão passear na coleira não é?

Conheça o Axl Rose. Este é um gatinho da minha amiga e leitora Giovanna, ele tem pouco mais de 1 ano de vida e TODOS os dias ele pede para ir passear... Sempre na sua coleirinha.


O que mais devemos saber?


Um gato passeando na rua de coleira pode ser uma situação divertida. Os gatos gigantes da raça Maine Coon passeando de coleira ajudaram a popularizar a prática. Atenção: não é recomendável passear com gatos que não sejam castrados. Eles podem acostumar com a rua e resolverem sair para dar suas voltinhas sozinhos, o que pode incentivar fugas de casa. 

Gatos irem à rua pode ser um mau negócio. Além de se perderem, podem se envolver em brigas com outros gatos e adquirir graves doenças. Entretanto passear com o seu gato na rua  pode ser saudável para amenizar o estresse  causado por tédio ou solidão.  Para isso é importante que o gato tenha treinamento adequado. 

Os gatos naturalmente gostam de andar muito. Um experimento inglês demonstrou que eles podem andar vários quilômetros em uma noite quando deixados soltos.

Se você tem a intenção de passear com seu gato de estimação, é importante começar o treinamento enquanto ele é jovem. Mantenha as vacinas em dia. Nunca devem ficar na coleira sem supervisão, pois podem se machucar.

Gatos com mais de dois anos de idade podem não se acostumar com a prática. Existem diferenças individuais: alguns felinos são naturalmente tímidos e medrosos e podem não gostar dos passeios. A coleira deve ser própria para os gatos, que pode ser encontrada à venda em pet shops.

O passeio deve ser em horários tranquilos, de preferência em locais com pouco ou nenhum movimento na rua.  Os gatos se sentem seguros em locais que eles conheçam, então leve sempre ao mesmo lugar. É interessante também levar a caixinha de transporte caso seu pet queira se esconder. Se você tem dúvidas, procure um profissional que possa te ajudar nessa tarefa.

Fonte: bolsademulher, WikiHow

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 


Nenhum comentário:

Postar um comentário