Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como funciona o olfato dos Cães


O nariz de um cão não só domina o rosto, mas seu cérebro, também. Na verdade, um cão depende de seu sentido do olfato para interpretar seu mundo, da mesma forma que as pessoas dependem de sua visão. Embora essa visão de mundo contrastantes possa ser difícil de imaginar, saiba que seu cão interpreta tanta informação como você. No entanto, ele faz muito, cheirando um objeto ou animal, não por olhando para ele.


Nascido para farejar



Para a capacidade olfativa do seu cão ganhar mais respeito, vamos compará-lo com o nariz de uma pessoa. Dentro do nariz de ambas as espécies existem placas em forma de conchas ósseas, sobre a qual o ar passa. Uma vista microscópica deste órgão revela uma membrana esponjosa que contém a maior parte das células de detecção de perfume, bem como os nervos que transportam informação para o cérebro. Nos seres humanos, a área que contém esses analisadores de odor é de cerca de uma polegada quadrada, ou do tamanho de um selo postal. Se pudesse desdobrar esta área em um cão, por outro lado, que pode ser tão grande quanto 60 polegadas quadradas, pouco menor que tamanho de um pedaço de papel de escrever.

Embora o tamanho da superfície varia de acordo com o tamanho e comprimento do nariz do cão, mesmo raças com nariz chato podem detectar cheiros muito melhor do que as pessoas. A tabela a seguir mostra o número de receptores de cheiro nas pessoas e nas várias raças de cães.




O cérebro de um cão também é especializado para identificar aromas. A percentagem do cérebro do cão que é dedicada à análise cheiros é realmente 40 vezes maior do que a de um ser humano! Tem sido estimado que os cães podem identificar cheiros em algum lugar entre 1.000 a 10.000 vezes melhor do que os seres humanos.


Nariz original do seu cão


O nariz do seu cão tem um padrão de sulcos e depressões que, em combinação com o contorno de suas aberturas da narina, compõem uma impressão nasal e acredita-se serem tão individuais e únicas como impressões digitais de um ser humano. Empresas até registram impressões nasais como uma forma de identificar e ajudar a localizar cães perdidos ou roubados, um sistema que já está sendo usado por clubes e canis em todo o mundo.

Se você quiser tirar uma cópia nariz de seu cão apenas por diversão, é bastante simples: Limpe o nariz do seu cão com uma toalha para secar a superfície. Despeje a corante alimentício em uma toalha de papel e relevemente o nariz do seu animal de estimação com ele. Em seguida, mantenha um bloco de papel para carimbá-lo com o nariz dele, certificando-se de deixar os lados da curva no bloco para pegar impressões dos lados do nariz, também. Você pode ter que tentar algumas vezes até consguir, mas não estresse o bichinho....

O corante alimentar é não tóxico e é facilmente removido. Nunca use tinta ou pintura.

Fonte: Stanley Coren e Sarah Hodgson de "Understanding Your Dog For Dummies"

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário