Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Na Caixa Sanitária... O que é melhor para seu gato?

Hoje existe variedade... EEEEEEEEE
Hoje existe variedade.... E agora?

Exatamente, quando exisitia um tipo padrão de areia para gatos, era mais fácil de escolher, mas com a tecnologia, agora temos mais opções e... Não sabemos o que levar para o felino.

Conheça os tipos de areia para gatos que existem no mercado: 

Sílica
Há uma grande maioria de donos de gatos que preferem usar este tipo de material na caixa de areia. Este é um produto que apresenta maior absorção das necessidades dos felinos, a durabilidade é maior e a questão do odor aqui é diminuída. Você encontra a areia de sílica nos formatos de cristais e bolinhas, sendo que esta última dura bem mais do que as primeiras. Agora, o que você precisa ficar atento é quanto ao valor, pois a caixa de sílica tem um preço mais elevado, então, vale aquela velha relação de custo x benefício. Alguns veterinários não recomendam por ter vidro na composição.

Madeira
É feita de madeira pinus, isso significa que ela é biodegradável. Além de ter uma ótima absorção, controle dos odores, boa durabilidade, também tem um custo baixo. Agora, tem uma desvantagem, se você não tem muito tempo e passa as horas mais fora de casa do que dentro, vai repensar em usar este material, uma vez que é preciso peneirar diariamente para retirar a areia suja;



Pedrinha
Aqui o material da areia é feita de grãos de minerais naturais, tem uma boa absorção e boa durabilidade. Agora, no quesito controle do odor não é exatamente dos melhores. Pode até ser uma boa alternativa para quem mora em casa e tem a área externa para colocar a caixa e o cheiro exalar. A melhor vantagem aqui é que não forma lama, como na areia granulada;



Granulado
Essa é um pouco mais complicada porque gera lama (não todas). Elas são feitas de grãos bem pequenos e como os felinos fazem o xixi ali, você já pode imaginar como fica a caixa de areia. Pode ser até que o seu veterinário conheça uma boa indicação para te dar, mas este tipo de areia para gatos precisa realmente de uma reflexão sua e de uma conversa com o especialista, afinal, que vai limpar é você. As que formam torrões são realmente melhores dos que formam a lama, agora, se os felinos gostam de cavar, eles vão quebrar os torrões. Cada tipo de areia tem sua vantagem e a sua desvantagem, a vantagem nesta areia é que são mais baratas.

As areias granuladas que foram torrões possuem diversos preços e torrões difíceis dos gatos destruírem. Veja nosso post da semana passada para exemplos: Areia para Gatos - Pipi Cat

Vale a pena trocar a areia por sílica?

Depende... Juro!

Aparentemente a nova alternativa é mais higiênica e bigatos se adaptaram rápido a ela (só hesitaram em entrar na caixa pela primeira vez, como fazemos quando a água do mar está gelada: foram de passinho em passinho). A rotina agora é tirar o cocô, que fica super seco, e usar a pazinha para misturar o xixi, que vai deixando os grãos amarelados. Fácil! Dizem que o produto não deixa cheiro, mas essa hora de misturar o xixi é de morrer. Morrer, eu disse! Ainda assim, melhor do que a areia. 

Agora a parte ruim. Preço, minha gente, preço. As embalagens costumam informar que a troca só precisa ser feita uma vez por mês. Mas nas minhas pesquisas todos dizem que deu uma semana (2 gatos) e 10 dias (1 gato) e os cristais estavam todos amarelos: já não absorviam mais nada de xixi.

Meu tio gosta muito da sílica, troca a cada 10 dias mesmo, mas diz que é muito bom... =) Acho que o jeito é cada um testar e dar sua opinião.

Você já experimentou? Deixe um comentário.

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário