Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Rações para cães: Entenda as diferenças das Populares até as Super Premium

Rações Populares: 
São produtos mais baratos que existem no comércio. Normalmente, formuladas com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, etc. Tais ingredientes na ração de uma vaca, ou de um cavalo, seriam de excelente digestão, mas, voltando àquela historinha, nosso amigo é um carnívoro e precisa de proteína de origem animal, pronta a ser assimilada pelo seu organismo. Normalmente vende à granel (por peso) em feiras e mercearias. Não são recomendadas.

Ração Standart: Estas rações são balanceadas, mas a qualidade da proteína utilizada é inferior. Contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, etc. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. E não são “ideais” quanto à digestibilidade porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.

Marcas de ração Standard
– Alpo
– Biriba
– Big Boss
– Champ
– Deli Dog
– Dog Show
– Herói
– Kanina
– Frolic
– Líder
– Nero
– Pitty

Ração Premium: São produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem, ainda, uma vida mais saudável e reduzem o volume das fezes do animal. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.

Marcas de ração Premium
– Baw Waw
– BomGuy
– Dog Chow
– Excellence
– Ecopet
– Foster
– Gran Plus
– K&S
– Max
– Naturalis
– Pedigree
– Sabor e Vida
– Vitalcan
– Vitta Natural

Ração Super Premium: São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Como dito anteriormente, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação. Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos). Hoje, estas rações são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte e tem formulação específica até para raças e nível de atividade dos animais. Geralmente os preços destas rações são mais elevados, entretanto devemos fazer uma análise do custo-benefício uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para a manutenção do cão / gato é pequeno.

Marcas de ração super premium
– Eukanuba
– Cibau
– N&D
– Royal Canin
– Hill’s
– Proplan
– Golden e Premier Pet
– Equilíbrio
– Ciclos
– Huggy
– Premiatta

O que queremos dizer com isto é que a ração super premium é tão “concentrada” que o animal entra em saciedade química (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida, o volume de fezes produzido consequentemente é pequeno.

==================================================
Outras dicas de alimentação

– Cadelas gestantes devem comer rações de filhote a partir do 30º dia até o fim da lactação. Esta prática reduz a chance de ocorrerem problemas futuros com a cadela prenha.

– Os filhotes devem comer ração de filhote até atingir o tamanho adulto (o que varia de raça para raça, mas em geral é com 1 ano de idade)

– Cães de raças grandes devem receber dieta adequada, sem exageros, para um crescimento equilibrado e uniforme. Uma dieta reforçada demais pode trazer problemas de “calcificações indesejadas” no futuro. Veja aqui a quantidade ideal de ração de acordo com porte e nível de atividade.

– Os cães precisam de abrasão para seus dentes, portanto ofereça o que ele possa usar para isso. Esta medida é profilática a formação de tártaro, o que pode causar até a morte de seu cão. Por exemplo: o cão deve ter cotidianamente um osso, ou um brinquedo rígido, ou qualquer outro artifício para “escovar” seus dentes. Esta necessidade diminui à medida que o cão se alimenta apenas e tão somente de ração seca. Se possível, escove os dentes do cachorro. Veja aqui como escovar os dentes do cão.

– A oferta de apenas carne pode levar o cão problemas de raquitismo nutricional por causa do desequilíbrio entre Cálcio e Fósforo que ocorre em animais com este tipo de dieta.

– Uma ração de qualidade comprovada, preferencialmente as do tipo “premium” e “super premium”, dispensam qualquer outra suplementação mineral ou vitamínica. E se for seca reduz a incidência de tártaro.

– Seu cão dificilmente enjoa da ração, simplesmente ele está satisfeito e não quer comer. Se ele está brincando normalmente, com sua vitalidade natural e ficar um dia ou outro sem comer não se assuste.

– Não existe ração ideal para todos os cães. Cada animal reage de uma maneira diferente. Tem cães que se adaptam perfeitamente a rações populares e outros que não se adaptam às super-premium. Por isso, a melhor pessoa para orientar sobre qual é a melhor opção de ração para cada cão é o médico veterinário que acompanha sua saúde. Ele é capaz de avaliar os parâmetros corretos e saber se a dieta é satisfatória para cada cão especificamente.

Fonte: GeraçãoPet, TudoSobreCachorros

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela explanação, fiquei mais tranquilo agora! Dou Golden filhotes para meus dois filhotes, a Golden Senior para minha cadela com 13 anos, e Foster para os outros 4 cães. Golden sem dúvida é a melhor, mas custa mais que o dobro de preço por quilo em relação a Foster. Minha condição financeira é média, e me preocupava com os 4 que comem a Foster. Por mim todos comeriam a Golden. Todo mundo saudável, gordinho e com pelo bonito com a Foster. Agora entendi que não tem nada demais esses 4 comerem a Foster, e os filhhotes quando crescerem, passarão a comer a Foster junto dos outros 4. Minha velhinha continuarei a Golden Senior. Comeu por muitos anos outro tipo de ração, e até standard quando a situação estava braba. Ela merece uma Golden no final da jornada. Ainda estou podendo pagar e agradeço a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Algumas informações estao erradas

    ResponderExcluir
  4. Golden não é super Premium, é a segunda linha da Premier, essa sim é super Premium, Golden e premium

    ResponderExcluir
  5. Estou na dúvida entre Bonguy e Herói.

    ResponderExcluir