Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2016

Animais e Plantas Tóxicas - Minhas plantas podem prejudicar meus pets?

Você sabia que a famosa planta decorativa de Natal, a Poinsétia, também conhecida como flor-do-natal ou estrela-de-natal é tóxica para o pet?

Estas plantas são da mesma família da beladona - flores conhecidas por suas propriedades fatais... 

O látex no seu interior produz irritações na pele e olhos, coceira e bolhas, enquanto que se consumir a planta, o animal pode ter diarreia, vômito, dor abdominal e danos nas mucosas.


Um número surpreendentemente grande de plantas de jardim e domésticos comuns são tóxicos para animais de estimação, e as reações, a faixa de toxicidade varia de leve a risco de vida. Animais e crianças, exploram o mundo com os seus sentidos, e eles são, portanto, vulneráveis ​​ao envenenamento acidental. 

Muitas destas plantas fazem adições maravilhosas para o jardim, mas é importante saber que as plantas são tóxicas. Se possível, evite plantar estas onde animais de estimação (ou filhos) terão acesso sem supervisão freqüente. 
As 12 plantas listadas abaixo são responsáveis ​​pela maioria das chamadas para à veterinários sobre uma possível intoxicação por plantas . A lista foi compilada pelo diretor de Farmácia Dr. Valerie Wiebe. A toxicidade das plantas a seguir varia de acordo com a espécie de animal exposto (cão, gato, pássaro, etc), a quantidade da planta que foi ingerida, e a variedade ou espécie específica da planta. 

Se você suspeita que seu animal de estimação tenha ingerido qualquer das plantas abaixo, chame seu veterinário imediatamente.  Não espere para ver se os sintomas aparecerem , porque em alguns casos de intoxicação, por que os sintomas aparecem, é tarde demais para salvar o animal.

1.Lírios (Lilium, todos spp.): A ingestão de qualquer parte da planta pode causar insuficiência renal completa em 36-72 horas. Os primeiros sintomas aparecem em algumas horas e poderá incluir a supressão do apetite, letargia e vômitos.  Os gatos são especialmente sensíveis ao envenenamento por lírio. Deve-se ter muito cuidado para manter seus gatos longe de lírios de qualquer tipo, principalmente lírios do Stargazer tão freqüentemente encontrados em casas nos torno dos feriados.


2.O lírio do vale (Convallaria majalis): A ingestão de qualquer parte da planta pode causar arritmias cardíacas, vômitos, diarreia, confusão, fraqueza e até mesmo a morte. 

3.Anemone (Anenome e Pulsatilla, família Ranunculaceae): Irritante para as membranas mucosas e pode causar bolhas, gastrite hemorrágica, choque, convulsões e morte. 

4.Aloe Vera (família Liliaceae): vômitos, depressão, diarreia, anorexia, tremores, alteração na cor da urina.


5.Amaryllis (família Amaryllidaceaea, incl. Hippeastrum spp.) Todas as espécies, incluindo Belladonna Lily, são tóxicas e especialmente perigosa para os gatos. Os bulbos são a parte tóxica da planta. Os "Amaryllis" comumente vistos durante os feriados de dezembro são de espécie Hippeastrum. Os sintomas incluem vômitos, depressão, diarreia, dor abdominal, hiper-salivação, anorexia, tremores. 


6.Aspargos Fern (família Liliaceae): dermatite alérgica, perturbação gástrica, vômitos, diarreia.

7.Narciso (Narcissus): Vómitos, diarreia. Grandes ingestões causar convulsões, pressão arterial baixa, tremores, arritmias cardíacas.

8.Imbé (Philodendrons): Irritação, queimadura intensa e irritação da boca, lábios, língua, salivação excessiva, vômitos, dificuldade em engolir.

9.Jade Plantas (Crassula argentea): vômitos, depressões, ataxia, frequência cardíaca lenta.





10.Crisântemos: vômitos, diarreia, salivação hiper, incoordenação, dermatite.








11.Ciclame, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen (Cyclamen persicum): Os tubérculos ou rizomas conter o cyclanin glicosídeo tóxico, uma saponina terpenoid. A ingestão pode causar excesso de salivação, vômitos, diarreia, alterações do ritmo cardíaco, convulsões ou até mesmo a morte em casos raros.




12.Cicas (incluindo sagu-de-jardim etc.): O sagu-de-jardim é um cycad, não um verdadeiro palma, e todas as partes da planta são venenosas. Os sintomas incluem vômitos, letargia, melena (preto "alcatrão" fezes), icterícia (icterícia), aumento da sede, gastrite hemorrágica, contusões, coagulopatia, insuficiência hepática e morte. 


Plantas comuns que são altamente tóxico, mas apenas raramente ingeridos por animais de estimação incluem:


  • Trombeta do anjo (Brugmansia spp.)
  • A mamona (Ricinus communis)
  • Daphne (Daphne spp.)
  • Deathcamas & Prado deathcamas (Zigadenus venenosus)
  • Inglês teixo (Taxus baccata)
  • Dedaleira (Digitalis purpurea)
  • Jimson plantas daninhas ou trombeta do diabo (muitos nomes comuns) (Datura spp.)
  • Nicotiana / Tabaco plantas (tudo spp.)
  • Espirradeira (Nerium)
  • Cicuta (Conium maculatum)
  • Pokeweed (Phytilacca americana)
  • Tabaco Tree (Nicotiana glauca)
  • Cicuta água Ocidental (Cicuta douglasii)
  • Yew (Taxus cuspidata)
Fonte: UC Davis - School of Vet Med.

Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário