Os pets, principalmente os cães, são conhecidos por comer coisas quando
não se deve. Isto é especialmente verdadeiro de filhotes de cachorro. Além disso, os cães têm um excelente senso de olfato, tornando-se bastante fácil de encontrar esconderijos secretos para o chocolate. Esta pode ser uma combinação perigosa quando se tem chocolate em casa.
O chocolate é derivado das sementes torradas de Theobroma cacau, que contém certas propriedades que podem ser tóxicas para os animais: cafeína e teobromina. Se ingerido, estes dois ingredientes, também pode levar a várias complicações médicas e pode mesmo ser fatal.
Os cães são muito mais curiosos para alimentos que os gatos. Os gatinhos tentem a não comer ou comer porções realmente menores.
A quantidade e o tipo de chocolate ingerido também é importante, pois eles são os fatores determinantes para a gravidade da toxicidade. Os três tipos de chocolate que você deve estar ciente são:
Por exemplo, segundo o site PetMD, um cão de 22 quilos pode ser envenenado com 260gr de chocolate.
Tratamento
Se você sentir que seu pet tem consumido uma quantidade tóxica de chocolate, ir ao veterinário ou o seu animal pronto socorro mais próximo imediatamente para tratamento.
Se o consumo de chocolate é muito recente (normalmente dentro de uma a duas horas) o veterinário pode optar por induzir o vómito ou administrar carvão. Medicamentos podem ser fornecidos para controlar os efeitos colaterais, e mais casos graves podem requerer o seu animal de estimação para ser intubado, colocado em um ventilador ou monitorados para a atividade cardíaca.
Os sintomas de toxicidade Chocolate
Esta é uma longa lista de possibilidades. Alguns podem ser menores e outros fatal. Os sintomas de toxicidade chocolate pode incluir:
- Letargia
- Nervosismo
- Sede excessiva
- Micção excessiva
- Apreensões
- Ritmo anormal do coração
- Tremores / espasmos musculares
- Vômitos
- Diarreia
- Ânsia excessiva
- Náusea
- Inquietação
- Hiperatividade
- Aumento da pressão arterial
- Coma
- Morte
Neste site temos uma calculadora de Toxicidade. Você informa o peso do cão, o quanto e qual tipo de chocolate foi ingerido para ter uma "NOÇÃO" do quanto pode ser a intoxicação. Clique aqui para acessar.
Fonte: PetMD
Nenhum comentário:
Postar um comentário