O problema é que você pode ter ajudado nesse comportamento. Você estava tentando treinar seu gato para não fazer algo que é realmente uma parte normal e essencial de ser felino.
As marcas deixadas em um objeto quando o gato crava suas garras verticalmente cria um sinal visual para outras pessoas que passam. Em áreas livres estas marcações visuais são importantes porque fornecem aos outros gatos que se aproximam informação de que eles estão entrando em uma área onde um outro gato foi ou está residindo atualmente. Este sistema de alerta antecipado pode reduzir o número de confrontos físicos reais gatos podem ter de outra forma.
Ótimo... faço o que então?
Pam Johnson-Bennet recomenda trocar o Não Pode Arranhar pelo Pode Arranhar, mas como assim? você deve estar se perguntando... Você pode colocar uma folha de papel ou cartolina no local onde ele está arranhando, outra forma muito eficaz é colocar fita adesiva dupla face, isso irá dar uma sensaçao pegajosa nas patas e irá desencorajar ação.
Por mais de 25 anos os livros de Pam são conhecidos como a Biblia dos gatos, não sei se há versões em português, mas em inglês você pode conhecê-los aqui: http://www.catbehaviorassociates.com/pams-books/
Outra ação é adquirir arranhadores, você pode colocar um pouco de Katnip para incentivar a ação no arranhador.
Se você tem dúvidas sobre Katnip logo realizaremos um post a esse respeito.
Fonte: http://www.catbehaviorassociates.com/furniture-scratching/
Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário