Primeiro vamos entender o porque é importante refrescar o nosso animal de estimação nos dias de calor intenso.
A hipertermia (excesso de calor) pode causar desmaios, convulsões e até morte. "Como eles não transpiram, a respiração é a única forma de controle da temperatura do corpo. No verão, porém, o ar quente e úmido prejudica esse mecanismo. Resultado: o animal ofega na tentativa de intensificar a troca de calor. O risco é ainda maior para animais obesos, para cachorros com pelagem densa, como bernese e husky siberiano, e para as raças braquicefálicas - aquelas de focinho curto -, como os cães boxer, buldogue e pug e os gatos persas, que já respiram com dificuldade em condições normais", explica Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo.
Como ajudá-los?
Picolé Pet: Sim, o mercado pet já oferece, inclusive, sorvete para cachorro, a base de leite em pó integral. São potes de 200ml nos sabores creme, menta, morango, chocolate e bacon. O produto é contraindicado para cães diabéticos ou que tenham intolerância à lactose. Maiores informações no site: http://www.icepet.com.br/
Solução caseira: você pode fazer um suco de frutas, concentrado (nada de poupa, fruta mesmo). Bata tudo no liquidificador, coloque em formas de gelo e quando estiverem prontas ofereça ao Pet. Vai ajudá-los a se refrescar. Você também pode colocar um cubo de gelo na hora de oferecer a água a eles, mas apenas para quebrar a temperatura ambiente, nada de dar água da geladeira.
Outras dicas: Aumente a quantidade de banhos caso não tomem semanais, se mora em casa, permite que o cão tome uma ducha (mas cuidado com o desperdício), não saia com o pet na hora do sol forte e principalmente, não deixe os animais no carro.
Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário