Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Importância da escovação dentária em cães e gatos

Gatos e Cães escovam os dentes? Sim, eles escovam. Quer dizer... nós escovamos para eles. rsrsrs

Mas a pergunta realmente importante aqui é: Por que?

Muito antigamente a média de vida de um animal não passava dos 5 anos, hoje chegam a viver até 25 anos dependendo da raça e espécie, sendo a higiene bucal uma das grandes contribuidoras nessa questão.

Voce sabia que 70% dos cachorros desenvolvem doenças dentárias e/ou bucais depois de 36 meses de idade.

Os animais podem desenvolver mal hálito devido ao tártaro, genvites, retrações de gengiva, lesões e em casos graves podem ser responsáveis por levar as bactérias à corrente sanguínea do animal e provocar problemas sistêmicos, atingindo vários órgãos, como: coração, fígado e rins. Até mesmo o cérebro e as articulações podem ser afetados (claroo que este último é um caso extremo, mas ainda assim possível de acontecer).

Nunca utilize pasta de dente humana. Existem pastas próprias e até mesmo com sabor.

Cães e gatos trocam o último dente de leite por volta dos seis meses. Mas não espere os dentes permanentes para escovar, inicie a rotina de escovação o mais cedo possível. Mas se você não começou com seu pet filhotinho, não se desespere, ainda é possível acostumá-lo e mantê-lo saudável! =D

O mais importante é escovação da parte da frente dos dentes, a parte de trás a língua faz o trabalho.

Como começar?


O pet estranharia caso o dedo fosse colocado "do nada" em sua boca. Mostre a ele o que vai ser usado. A escova, dedeira ou gaze devem ser apresentadas para que ele se aproxime e cheire. Logo após esse primeiro contato, a pasta deve ser adicionada e levada ao contato com o animal para que ele cheire e até prove dela. Sempre que o cão cheirar a escova e/ou lamber a pasta, ele deve ser elogiado e até ser merecedor de carinhos. Isso deve ser feito por mais alguns dias.

Quando o dono perceber que o animal está acostumado com a escova e a pasta, deve começar a introduzir, de maneira não forçada, os objetos na boca e arriscar massagear a gengiva dele. Caso note que não há aceitação, o animal deve ser acostumado à manipulação com o dedo dentro da boca sem pasta ou escova por alguns dias, sempre de forma gradativa, cerca de uma semana por fase de adaptação.

Nunca se deve pressionar as cerdas da escova contra a gengiva do animal, pois isso pode fazer com que ele repudie esse momento que o dono quer tornar agradável.

Algumas informações extraídas de: http://idmedpet.com.br/

Exemplos de pastas:


Se você gostou deste post marque "Gostei" e Compartilhe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário